Riscos de alugar seu imóvel sem imobiliária

Riscos de alugar seu imóvel sem imobiliária

Alugar um imóvel não significa somente rentabilidade, apesar ser o principal objetivo da locação, no entanto, muitos proprietários de imóveis não estão preparados para assumir as responsabilidades decorrentes da locação de um imóvel, expondo-se a certos riscos na tentativa de economizar dinheiro.

Listaremos algum desses riscos mais abaixo.

Quais são os riscos de alugar seu imóvel sem imobiliária

Se você prefere não ter margem para dores de cabeça, então a principal recomendação é que você procure uma imobiliária para lhe auxiliar no tramite da locação do seu imóvel.

Quando falamos em riscos, falamos dos problemas decorrentes de uma má administração das responsabilidades que surgem com a locação de um imóvel, dos compromissos que o proprietário também precisará assumir.

 

Análise do perfil/crédito do inquilino 

A imobiliária faz a análise cadastral da pessoa interessada no imóvel, e para isso, dispõe de recursos específicos, recolhe e avalia documentos, redige um contrato baseado em conhecimentos técnicos profundos incluindo regras de tributação da relação de locação, deixando tudo de acordo com a legislação.

Algo que sem dúvida demanda tempo, estrutura e principalmente experiência.

O risco? O de inadimplência! Devido aos recursos que a imobiliária dispõe, além da análise do inquilino, ela também tem o poder de tomar as medidas cabíveis nos casos em que hajam inadimplências, garantindo a segurança do locador.

 

Vistoria 

Muito além do que apenas olhar o imóvel antes e depois, é importante uma dedicação total a esta etapa do processo de locação e a imobiliária também é responsável por documentar tudo e fazer acordos entre as partes.

Os riscos? A falta de experiência e análise pode lhe gerar grandes prejuízos.

 

Administração e controle financeiro 

O locador não vai precisar se preocupar em cobrar o inquilino todo mês, a imobiliária faz esse papel, controla a entrada do valor, prepara os recibos e repassa os devidos valores, realiza a cobrança em caso de não pagamento e ainda faz os reajustes necessários.

Por ser uma das partes mais burocráticas e complicadas, não recomendamos que o  locador faça sozinho.

Principais riscos? Não ter tempo para controlar, cobrar, fazer os devidos reajustes, causando estresse e transtorno.

 

Estes são apenas alguns pontos principais, mas é importante deixar claro que vários imprevistos e problemas podem surgir, e contar com o apoio de uma imobiliária é fundamental para evitar todos esses problemas.

 

Principais benefícios que o locador tem ao deixar seu imóvel em uma imobiliária

Maior visibilidade do seu imóvel: A imobiliária investe em vários canais de divulgação online e offline, aumentando a visibilidade do seu imóvel e principalmente, garantindo maior agilidade no fechamento do negócio.

Atendimento personalizado:  A imobiliária dispõe de equipe qualificada e capacitada para atender, negociar, orientar locador e locatário, atendendo a necessidade de ambos.

Controle  e segurança: Além de garantir uma análise segura de perfil e do crédito do inquilino, a imobiliária vai fazer a vistoria do seu imóvel, redigir seu contrato, administrar toda parte financeira e tudo isso com os recursos necessários para garantir a segurança e tranquilidade do locador.

Além disso, durante o período de vigência do contrato, a imobiliária também funciona como um suporte ao locador e locatário, esclarecendo dúvidas e resolvendo eventuais situações que possam ocorrer.

 

Quer deixar seu imóvel com a imobiliária? Veja algumas dicas para escolher a certa! 

  1. Avalie a imobiliária e a sua experiência, descobra quanto tempo ela exerce seu trabalho, se dispõe de ferramentas e equipe qualificada para a função;
  2. Pesquise quais formas de divulgação do imóvel a imobiliária utiliza: Internet, jornal, portais de anúncios. Quanto mais estratégias ela utiliza, maiores as chances de alugar seu imóvel com rapidez.
  3. Investigue se a imobiliária possui alguma pendência ou restrição junto ao CRECI e junto ao TJ, ou se possui demandas judiciais.
  4. Verifique se há reclamações sobre a imobiliária em algum canal, redes sociais, portais, Reclame aqui e etc.
  5. Procure referências de pessoas que já utilizaram os serviços da imobiliária e converse com eles, afinal, ninguém melhor para falar dos serviços da imobiliária do que quem já usou.

 

Conclusão

Se você procura por tranquilidade e segurança de que seu imóvel será bem cuidado, opte por uma imobiliária para lhe ajudar, e siga as nossas dicas para encontrar a certa.

Assim, você terá tempo para se dedicar às suas atividades, deixando que a imobiliária cuide do seu imóvel e de todos possíveis problemas. Evite riscos, evite dores de cabeça.

 

Precisa de ajuda para alugar o seu imóvel? Clique aqui e solicite o nosso contato!